domingo

Queimadura solar

DEFINIÇÃO:
A queimadura solar ou eritema solar ocorre geralmente após a exposição solar, principalmente em pessoas de pele clara. O uso de protetor solar e a adoção de algumas medidas preventivas importantes é recomendada para toda a população. As queimaduras de sol podem ser muito prejudiciais à saúde.

CAUSAS:
A causa mais freqüente da queimadura solar é naturalmente, a exposição excessiva e/ou mal protegida aos raios ultravioletas do sol (UVA e UVB).

Algumas pessoas correm mais riscos do que outras, como as crianças (que possuem uma pele muito sensível) e as pessoas com pele clara (loiras ou ruivas), pois esta menos melanina (molécula que protege a pele contra a exposição solar).

É importante saber que a intensidade do sol pode aumentar em 30% na praia ou na montanha, devido ao aumento da reflexão solar sobre a areia, a água e a neve. É, portanto, necessário ampliar ainda mais a proteção nestes lugares.

Determinados medicamentos, em especial as tetraciclinas (doxiciclina, minociclina,...), uma classe de antibióticos utilizada com freqüência em caso de problemas de acne podem favorecer o aparecimento das queimaduras de sol, pois deixam a pele mais sensível. Falamos em fotossensibilidade. Procure limitar o uso de tetraciclinas ou proteja-se da exposição ao sol com um FPS superior a 25.

SINTOMAS:
Após uma exposição muito intensa ao sol, a pele (mais precisamente a epiderme) fica vermelha e podem ocorrer algumas irritações (coceira, ardência e em casos mais sérios até formação de bolhas).

Esta primeira fase dura normalmente dois ou três dias, após esse período, a vermelhidão desaparece e a pele começa a ressecar e descamar.

É importante observar que apesar de o bronzeado estar na moda hoje em dia, o excesso de exposição ao sol estraga e envelhece muito a pele.
Em um longo prazo, após muita exposição solar é possível desenvolver um câncer de pele (melanoma), portanto deve-se evitar tomar muito sol.

TRATAMENTO:
O tratamento das queimaduras de sol consiste em proteger ou tratar a pele antes (1), durante (2) ou depois (3) da exposição solar.

1. Antes da exposição [prevenção], é importante besuntar a pele com protetor solar (com um fator de proteção mais elevado, se você fizer parte do grupo de risco).

2. A reaplicação do creme deve ser feita a cada duas horas. É importante também evitar se expor ao sol nos períodos em que os raios ultravioletas estiverem mais fortes (entre 11h et 15h).

3. Se apesar das precauções citadas no 1. e 2., você ainda tiver uma queimadura, será necessário tratá-la com cremes à base de hidrocortisona. Este é um antiinflamatório bastante eficaz (ver também em: definição de queimadura solar para compreender porque os antiinflamatórios são utilizados). É possível utilizar também cremes à base de diclofenac (um antiinflamatório).

Se a dor for muito intensa, pode ser necessário tomar calmantes, anti-dor (paracetamol) ou antiinflamatórios não-esteroidais [AINES] como a aspirina ou o ibuprofeno.

Como as queimaduras de sol deixam a pele muito seca, é também aconselhado aplicar toda noite um creme hidratante (por exemplo, à base de uréia, uma molécula hidratante).

FITOTERAPIA:
Em caso de queimadura de sol, o uso de pomadas ou loções à base de aloe vera pode ser bastante útil como cicatrizante, desinfetante e, sobretudo, hidratante.

DICAS:
- A primeira dica é consultar um médico quando ocorrer febre ou quando as bolhas estiverem infectadas.

- Tome banho ou uma ducha de água fria. A água fria esfria a queimadura, mas também tem um efeito analgésico.

- Besunte a pele de loções contendo vitamina E ou aloe vera, que tratam a pele irritada.

- Evite os cosméticos, perfumes e outros medicamentos que podem provocar efetios secundários na pele (alergia) quando se expuser ao sol, como é o caso de determinados antibióticos.

- Por fim, como dica de prevenção: é importante proteger-se do sol (utilize protetor solar, bonés ou chapéus).

- Todas estas medidas são imprescindíveis para evitar queimaduras solares.

- Consuma alimentos à base de cenoura: cenoura fresca, suco de cenoura. Esta também tem um efeito favorável como complemento de protetores solares (segundo um estudo de junho de 2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário