quarta-feira

Saw Palmeto - Serenoa Repens

Terapia sintomática da hiperplasia benigna da próstata (HBP)  


Classe: Fitoterápico  


Histórico:
A incidência da hiperplasia benigna da próstata (HBP) aumenta acentuadamente com a idade,  atingindo 50% dos homens com mais de 50 anos e 80% daqueles com mais de 80 anos.  A obstrução do fluxo urinário decorrente da HPB pode acarretar manifestações clínicas  relacionadas ao aumento progressivo da próstata. Essa obstrução pode ser causada por dois  mecanismos: o estreitamento do lúmen uretral, descrito como obstrução estática e o aumento  do tônus da musculatura lisa prostática, chamado de obstrução dinâmica Todavia, a etiologia e a patogênese da HBP ainda não  estão completamente esclarecidas. Alguns dos principais fatores de risc para o seu  desenvolvimento são idade, história familiar e níveis elevados de hormônios sexuais.O tratamento para HBP está baseado no resultado do International Prostate Symptom Score  (IPSS), questionário que mede a severidade dos sintomas referentes à obstrução urinária

Atualmente existem diversas opções terapêuticas disponíveis, variando desde a terapia  medicamentosa, até o tratamento cirúrgico.  O principal objetivo do tratamento é obter a melhora dos sintomas. A abordagem terapêutica  medicamentosa pode incluir fármacos que reduzem o tônus da musculatura lisa prostática ou as
dimensões da próstata. O uso de fitoterápicos no manejo clínico de pacientes com HBP élargamente utilizado na Europa e ganhou popularidade nos EUA na década de 90, quando houve  um grande crescimento na utilização desses produtos. Um dos fitoterápicos mais conhecidos  para o tratamento da HBP é o saw palmett (Serenoa repens L. - Arecaceae).

Indicações:  
Aliviar os problemas urinários decorrentes dos transtornos funcionais da HPB: diminuição da  força do jato urinário, vontade constante de urinar, principalmente à noite, e sensação de  esvaziamento incompleto da bexiga.

Mecanismos de Ação:
- Inibe a enzima 5- alfa-redutase que transforma a testosterona em diidrotestosterona (DHT);

- Inibe a ligação do DHT com os receptores citosólicos da próstata;

- Acelera metabolismo do DHT;

- Diminui o tamanho da próstata sem alterar os níveis de PSA (antígeno prostático específico - glicoproteína com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para  diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata).


Dosagem / Posologia:
Extrato seco 5:1: 400mg 2 vezes ao dia.

Contra indicações:
Pacientes com câncer hormônio dependente devido a sua atividade anti estrogênica e anti  androgênica.

Efeitos colaterais:
Náuseas, distúrbios gástricos, constipação ou diarréia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário