domingo

Óleo de coco ajuda a emagrecer

Saiba como o alimento, que pode substituir a manteiga no pão, auxilia na perda de peso e previne doenças cardiovasculares. (Yara Achôa, iG São Paulo)

Ele é excelente para a saúde, pode ajudar no emagrecimento e na redução de medidas e ainda tem um gostinho bom. Mesmo assim, pouca gente usa, até porque desconhece suas poderosas propriedades.

“O óleo de coco é um alimento funcional, rico em antioxidantes, que apresenta uma série de benefícios para o organismo. Entre eles: prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio no emagrecimento, redução das taxas de colesterol, ação antifúngica (auxiliando no tratamento de candidíase e gastrite bacteriana) e fortalecimento da imunidade”, enumera a nutricionista Thais Souza, da Rede Mundo Verde.

Ele pode ser extraído tanto do coco fresco quanto do seco, sendo dividido em duas categorias: refinado e extra virgem.

"O extra virgem é uma fonte interessante de triglicerídeos de cadeia média (TCM), amplamente utilizados em tratamentos de síndromes de má absorção, devido à sua rápida absorção e solubilidade. O TCM apresenta um comportamento especial no organismo quando comparados à outras gorduras. São facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado, não se acumulando como gordura", completa Patrícia Bertolucci, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição, de São Paulo.

“São óleos essenciais que ajudam a acelerar o metabolismo e auxiliam a queima de gordura corporal”, diz o endocrinologista e nutrólogo João César Castro Soares, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). O médico lembra, porém, que para surtir efeito o consumo deve estar associado à prática regular de atividade física.

Estudos mostram uma relação do óleo de coco com a estimulação da glândula tireoide, o que aumentaria o metabolismo basal, auxiliando na perda de peso. Para ter esses benefícios, invista em uma alimentação saudável e equilibrada. Só o consumo do alimento não vai levar a uma queima de calorias e perda de gordura significativas", reforça a nutricionista Patricia Bertolucci.

Outro ponto que contribui para a boa forma: esse óleo promove a saciedade. “Como é uma gordura, retarda o esvaziamento gástrico e a velocidade com que os alimentos passam do estômago para o intestino”, explica a nutricionista Thais Souza.

Ele também é fonte de triglicerídeos de cadeia média, um tipo especial de gordura, sem colesterol, que é rapidamente absorvida e transportada para o fígado, onde é transformada em energia, não se acumulando como gordura. “O produto atua como auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, pois age na redução dos níveis de colesterol total, LDL, VLDL e triglicerídeos e aumenta as taxas de HDL, o chamado bom colesterol”, diz a nutricionista Thais Souza.

Segundo os especialistas, até mesmo diabéticos, hipertensos e obesos podem consumi-lo, nas quantidades recomendadas, pois se trata de um óleo saudável.

“O consumo deve ser em torno de duas colheres de sopa por dia. Não mais do que isso, devido a seu valor calórico”, alerta o endocrinologista João César. A inclusão na dieta, inclusive, deve ser gradual. “Comece com uma pequena quantidade: 1/2 colher de sopa ao dia. O excesso pode ocasionar diarreia, enjôo e mal-estar”, explica a nutricionista.

Fonte - Saúde IG
http://saude.ig.com.br/alimentacao/oleo+de+coco+ajuda+a+emagrecer/n1596822730416.html

Foto: Thinkstock/Getty Images

NA FARMÁCIA FARMABIN VOCÊ ENCONTRA O ÓLEO DE COCO EXTRAVIRGEM 

Nenhum comentário:

Postar um comentário