quarta-feira

O que é FO-TI?

Nome científico: Polygonum multiflorum

Nomes comuns: Fo-ti também é conhecido como polígono, He Shou Wu (China), knotweed florido, knotweed trepadeira, cornbind chinês. Esta planta não deve ser confundida com o produto comercial Ti Tieng Fo, que não contém fo-ti.

O que é Fo-Ti?

Fo-ti é nativo da China central e do sul e é distribuído no Japão e Taiwan. É uma erva perene e trepadeira, que pode crescer até 30 metros de altura. A planta tem caules vermelhos, folhas em forma de coração e flores brancas ou rosadas. As raízes e as plantas até 4 anos de idade são secas no outono. Os caules e folhas são usados também.

Usos Diversos


Na China, milhões de pessoas tomam regularmente fo-ti para o seu rejuvenescimento e por suas propriedades tonificantes. Ele é usado para aumentar a função hepática e renal e para limpar o sangue. A planta também é prescrita para sintomas de envelhecimento prematuro, tais como os cabelos grisalhos. Fo-ti também é usado para a insônia, ossos fracos e constipação. Pode aumentar a fertilidade, aumentar os níveis de açúcar no sangue e aliviar dores musculares e apresenta propriedades antimicrobianas contra as micobactérias e malária. Os chineses usam a raiz da planta para o câncer também. Há evidências limitadas em experimentos com animais de suas propriedades antitumorais. Fo-ti também tem sido mencionado como benéfico para a aterosclerose. Num ensaio clínico em humanos, fo-ti exibiu efeitos de redução.

Qual é a dosagem de Fo-Ti?

Fo-ti é usado em doses diárias de 9 a 15 g de erva-primas, no entanto, não parecem haver estudos clínicos que suportam esta dosagem.

Fo-Ti é seguro? 

Contra-indicações

Contra-indicações ainda não foram identificadas.

Gravidez / Lactação

Informações sobre segurança e eficácia na gestação e lactação estão faltando.

Interações

Nenhuma bem documentada.

Efeitos Colaterais

Pouca informação existe sobre os efeitos colaterais de fo-ti. Não é recomendado o uso em mulheres grávidas.

Toxicidades


Há pouca informação na área da toxicologia sobre fo-ti.


4 comentários:

  1. Caro Senhor Dr, Luís Bini,

    Se compreendi bem, o Fo-ti, não é recomendado para diabéticos, uma vez que aumenta os níveis de açucar no sangue, certo ?
    Cumprimentos
    Rui Óscar. rui.m.oscar@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigos, eu estava com uma queda de cabelo muito grande e vários cabelos brancos e comecei a tomar o Fo-Ti, logo no primeiro mês de uso do Fo-ti minha queda praticamente desapareceu e na raiz dos cabelos brancos começou a pegar cor, no terceiro mês de uso eu já não tinha mais queda nenhuma e nem cabelos brancos, esse Fo-Ti aumentou minha alto estima, pena que no Brasil é difícil de encontrar, eu comprei pela internet e em 5 dias entregaram aqui no meu endereço, vou informar aqui o site onde comprei se interessar para alguém, foi nesse site abaixo que comprei:

    quedadecabeloecalvice.com

    ResponderExcluir
  3. Esse fo ti aumenta a minha pressão arterial e com vocês aconteceu a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Também li que aumenta a pressão arterial e o açúcar no sangue... temos que investigar mais comentarios.

    ResponderExcluir