terça-feira

Epytrol

 INDICAÇÕES:
- Preventivo e coadjuvante no tratamento de doenças coronárias e arteriosclerose;
- Antiinflamatório;
- Retarda o envelhecimento, por ser possuir excelente ação antioxidante.

Por muito tempo os franceses intrigaram os pesquisadores, uma população sabidamente conhecida  com hábitos sedentários e a dieta rica em gorduras saturadas e o alto consumo de vinho, era um dos países com baixa incidência de  doença cardíaca, conhecido como o Paradoxo Francês.

Sabe-se hoje  que esse paradoxo era justamente devido ao alto consumo de vinho tinto, especialmente ao EPYTROL, substância presente nas cascas das uvas vermelhas, (matéria prima para a fabricação dos vinhos ) encontrado principalmente nas espécies Vitis vinifera e Vitis labrusca, além dessas uvas está presente em várias outras plantas, como o amendoim, amora, eucalipto, em uma planta japonesa chamada Polygonum cuspidatum,  entre outras.

Mais tarde os cientistas descobriram que o mesmo perfil de alimentação dos franceses, principalmente o Sul da França,  ocorria em países mediterrâneos, com a Grécia e Itália, e a dieta do mediterrâneo ficou  muito conhecida, então o responsável pelos efeitos benéficos mais uma vez se deve ao alto consumo de vinho tinto, especificamente ao trans resveratrol e foi também associado ao consumo de óleo de oliva.

O resveratrol foi descoberto em 1940 por um pesquisador japonês e em 1976 Langcake e Pryce relataram a presença de resveratrol,( tanto na forma cis, como trans e também na forma glicosídica ) nas cascas das uvas vermelhas.

O EPYTROL pertence a classe dos polifenóis, excelente antioxidantes,  é uma fitoalexina, (nome que se dá quando a planta  sintetiza  determinada substância para se proteger das agressões do meio em  que vive ) na uva é sintetizada na casca como resposta ao stress causado por ataque fúngicos (Botrytis cinerea, Plasmopora vitcula), dano mecânico ou por irradiação de luz ultravioleta.

PRORIEDADES  FARMACOLÓGICAS  DO  EPYTROL®
 - Ação antioxidante potente, possui propriedades lipofílicas e hidrofílicas, talvez por esse fator confere maior poder antioxidante que a Vit C., E e o glutation.

 - Inibe a lipoperoxidação do LDL- colesterol, quando este é oxidado aumenta muito o risco da deposição no endotélio, aumentando assim a chance de desenvolver a arteriosclerose. Assim a inibição da peroxidação do LDL, diminui muito os riscos de arterosclerose. 

  - Inibe a agregação plaquetária, evitando a adesividade dessas células no endotélio, diminuindo a formação de trombos.

 - Possui efeitos antiinflamatórios, por inibir as vias ciclooxigenase e lipooxigenase, principalmente as enzimas COX-1 e COX-2, parece possuir uma grande seletividade por esta última. Estas enzimas quando ativadas liberam substâncias pró-inflamatórias, conhecidas como eicosanóides e leucotrienos, são denominadas mediadores inflamatórios. 

 A arterioesclerose é reconhecida hoje como uma doença inflamatória , e pode aumentar o risco do infarto do miocárdio.
 
 - Os efeitos antitumorais do EPYTROL® estão relacionados com os ventos celulares do tumor, como a iniciação, promoção e progressão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário