sábado

Dutasterida - Hiperplasia prostática benigna (HPB)

Classe: Inibidor duplo de inibidores da 5-αlfa redutase tipo 1 e 2 - responsáveis pelaconversão de testosterona para 5a-diidrotestosterona (DHT) - principal androgênio responsável pela hiperplasia do tecido prostático glandular.
Áreas médicas: Urologia e Oncologia.
Linha Terapêutica: Saúde do homem



Finalidade terapêutica:
- Trata e previne a progressão da hiperplasia prostática benigna;
- Alivia os sintomas;
- Reduz volume da próstata;
- Melhora fluxo urinário;
- Reduz risco de retenção urinária aguda e necessidade de cirurgia relacionada à HPB.

Indicações:
Dutasterida é utilizada no tratamento de homens que apresentam um aumento no número decélulas  sem malignidade da próstata, conhecido como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) que é caracterizada, principalmente, pelo crescimento do volume da próstata, ocasionado pela produção excessiva de dihidrotestosterona (hormônio). Sua principal substância ativa é a dutasterida, denominada uma substância inibidora da 5-αlfa redutase, atuando diretamente na causa da patogênese. A diferença no tratamento com a dutasterida - a substância atua diretamente nas células atingidas, impedindo sua proliferação. O crescimento da próstata pode levar a distúrbios urinários, tais como dificuldade na passagem da urina e necessidade mais frequente de esvaziar a bexiga. Pode também determinar um fluxo urinário mais lento e menos forte. Sem o tratamento adequado, o paciente corre o risco do bloqueio completo da urina, o que leva a um quadro de retenção urinária aguda, situação esta que requer intervenção médica imediata. E, em algumas situações, a cirurgia para remover ou reduzir o volume da próstata é indispensável.

Dutasterida reduz a produção de dihidrotestosterona levando à diminuição do volume da próstata e à redução dos sintomas, evitando o risco de retenção urinária aguda e de intervenção cirúrgica.
Mecanismo de ação:
A próstata aumentada é causada por um hormônio no sangue chamado dididrotestosterona (DHT). Dutasterida diminui a produção de DHT e eleva ao encolhimento da próstata aumentada, na maioria dos homens.

Posologia:
Homens adultos, incluindo idosos: 0,5 mg via oral / 1 x dia.
Tratamento a longo prazo, nos estudos pelo menos por 6 meses.
Contra – indicações:
Em mulheres, grávidas ( pode inibir o desenvolvimento dos órgãos genitais externos em feto do sexo masculino), lactantes, crianças, pacientes com hipersensibilidade conhecida a dutasterida e outros inibidores de 5-alfa redutase, pacientes com hipersensibilidade hepática.
- Como com todos os inibidores da 5-alfa redutase, se a sua parceira estiver ou possa estar grávida, recomenda-se que a exposição ao sêmen seja evitada pela utilização de preservativo;
- Homens tratados com dutasterida não devem doar sangue pelo menos 6 meses após sua última posologia – uma forma de prevenir que mulheres grávidas recebam dutasterida através de transfusão de sangue.

Reações adversas:
Impotência, diminuição da libido, distúrbios da ejaculação e ginecomastia, foram os eventos relatados com mais freqüência nos estudos clínicos.
Interações medicamentosas:
Alguns medicamentos podem atrasar a eliminação da dutasterida: verapamil, diltiazem, inibidores potentes do enzima CYP3A4 (ritonavir, indinavir, nefazodona, itraconazol, cetoconazol. Não interage com a varfarina ou digoxina. Não foi observada interação entre a dutasterida e a tansulosina ou terazosina.

Fonte: Informativo técnico Gamma


Nenhum comentário:

Postar um comentário