sexta-feira

BLACK COHOSH - Cimicifuga racemosa - Alívio dos sintomas da menopausa

MENOPAUSA
Corresponde à data da última menstruação em conseqüência de falência ovárica definitiva. O diagnóstico clínico é realizado apenas retrospectivamente depois de 12 meses consecutivos de amenorréia, que não seja explicada por outra causa patológica ou fisiológica. Não existe nenhum marcador biológico independente adequado para estabelecer este diagnóstico, sendo por isso desnecessário o doseamento seriado do estradiol ou hormônio folículo-estimulante (FSH). A idade em que ocorre a menopausa numa mulher (habitualmente entre os 45 e os 55 anos) é principalmente determinada geneticamente, mas também pode estar associada a fatores externos.

O climatério é o período infértil da mulher, caracterizado por alterações menstruais, fogachos e problemas derivados da atrofia urogenital. A principal terapêutica adotada pela comunidade médica é a reposição hormonal, sendo recomendada a monoterapia com estrogênios isolados, para mulheres sem útero, e esquemas terapêuticos combinados estro-progestativos para pacientes com útero (Piato, 2002;Fernandes,
2004). Todavia é cada vez maior o número de mulheres que utilizam medicamentos fitoterápicos para auxiliar no tratamento dos sintomas da menopausa.

Indicações:
Tratamento dos sintomas relacionados à menopausa:
Alívio dos sintomas do climatério;
Ondas de calor;
Distúrbios do sono;
Rubor;
Suor excessivo;
Palpitações;
Alterações depressivas de humor.

Mecanismos de Ação:
Os constituintes do extrato agem como moduladores seletivos de receptores estrogênicos. O aumento do hormônio luteinizante (LH) que ocorre com a redução dos níveis de estrogênio é uma das causas dos sintomas da menopausa. Uma redução no nível de LH reduz os sintomas climatéricos, como rubor, ondas de calor, suor excessivo e alterações depressivas de humor.

Dosagem / Posologia:
Recomenda-se 1mg a 4mg de 27-deoxiacteíne (que é a parte ativa do extrato e é expresso em termos de triterpenos) 2 vezes por dia. Essa dosagem corresponde a 40 a 160mg do extrato de Black cohosh. O efeito terapêutico geralmente é mais nítido após 2 semanas de uso, apresentando o efeito máximo dentro de 8 semanas. É aconselhado que a duração do tratamento não exceda 6 meses

Contra indicações:
Para gestantes, pois durante a gravidez, pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Para lactantes. Para crianças abaixo de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário