quinta-feira

Cuidados com a pele oleosa

Para que serve a oleosidade da pele?
A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. . No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável.

Quais as características da pele oleosa?

Veja se sua pele apresenta características de pele oleosa:
Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
Aparência a oleosa
Formação de rugas tardias

Quais doenças podem estar associadas à pele oleosa?
Algumas doenças podem estar associadas à pele oleosa:
Acne
Rosácea
Dermatite seborréica
Hiperplasia sebácea

Como devem ser os produtos para pele oleosa?
Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.

Como tratar da pele oleosa?

Siga as dicas abaixo: 

Higiene: limpar com detergentes neutros, evitar os muito ácidos ou alcalinos. Evitar o desengorduramento excessivo, pois pode provocar efeito rebote na produção do sebo. Usar emulsões com baixo teor de gordura.

Tonificação: princípios ativos como o hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol podem contribuir no controle da oleosidade e promover uma ação antiinflamatória.

Correção:
devemos prevenir e eliminar os cravos, descongestionar, hidratar e prevenir o envelhecimento. Loções não oleosas ou géis são mais adequados para este tipo de pele.

Estímulo: os principais agentes de estímulo são os derivados da vitamina A (retinóico, retinaldeído), os alfa- hidróxiácidos( glicólico, láctico), ácidos salicílico, propilenoglicol e uréia.

Proteção: protetores solares adequados para prevenção do envelhecimento. Dar preferência aos veículos não oleosos.

LEMBRE-SE: O conteúdo é informativo/educativo. Não se deve fazer automedicação. Não é possível indicar qualquer tratamento sem o exame clínico do paciente. Caso necessário, recomendamos consultar pessoalmente um dermatologista.


http://www.dermatologia.com.br/20020106.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário