sexta-feira

Pomegranate Extrato (Punica granatum L.)

A Romã (Punica granatum L.), que é rica em diversos polifenóis, foi usada durante séculos em culturas antigas por suas propriedades medicinais. É amplamente consumida como fruta fresca e suco de frutas. Os benefícios à saúde da romã são atribuídos a sua diversidade fitoquímica. Com um grande potencial de benefícios à saúde o extrato do fruto da Romã tem sido comercializado como suplemento dietético nos últimos anos. A ingestão de polifenóis demonstrou ter efeitos de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Propriedades
Pomegrante é um insumo de origem natural, rico em antioxidantes. Suas propriedades terapêuticas estão diretamente ligadas à concentração de seus polifenóis. Os principais polifenóis do Pomegranate são aselagiataninas hidrolisáveis. As Elagitaninas ao serem hidrolisadas liberam moléculas de ácido elágico que por sua vez atua como antioxidante coadjuvante no tratamento de neoplasias e com propriedades antimutagênicas. O extrato de Pomegranate contém antioxidantes únicos que protegem as células endoteliais dos vasos sanguíneos contra o dano oxidativo. Atua como cardioprotetor prevenindo contra possíveis danos às paredes vasculares, promovendo níveis saudáveis de pressão sanguínea e aumentando o fluxo sanguíneo para o coração, através de mecanismos de redução do estresse oxidativo. Previne a aterosclerose, através da diminuição das placas de ateroma nos vasos sanguíneos. Recentemente, pesquisadores investigaram a utilização do extrato Pomegranate como agente quimioprotetor e coadjuvante no tratamento do câncer de mama. Estudos realizados mostraram que os efeitos do ácido elágico da dieta nos citocromos P450 da mucosa esofágica e hepática do rato e nas enzimas da fase II aumentaram a habilidade dos tecidos alvos em detoxificar os intermediários reativos. O ácido elágico também tem atividades antivirais e antibacterianas. Outros estudos mostram a atividade anticancerígenas nas células do câncer de mama, esôfago, pele, cólon, próstata e pâncreas. Estudo realizado com o extrato de Pomegranate em uma concentração expressiva de antioxidante com a suplementação de 200mg por dose, foi capaz de diminuir a pigmentação causada pela radição UV8.

Ação Terapêutica
Atividade antioxidante, antiaterosclerose e anticarcinogênica, clareadora da pele.

Mecanismo de ação
Atividade antioxidante. Através da eliminação dos radicais livres que se ligam ao óxido nítrico, o extrato de Pomegranate pode auxiliar a aumentar a quantidade de óxido nítrico disponível para manter as células endoteliais. A influência positiva de óxido nítrico auxilia os vasos sangüíneos a dilatarem, impedindo as plaquetas e células espumosas de se agregarem às paredes do vaso. A paraoxonase-1 é uma enzima no sangue que ajuda a aumentar as quantidades de colesterol HDL, o colesterol “bom”. Pesquisa publicada sugere que a mistura exclusiva de polifenóis no Extrato de Pomella aumenta especificamente a capacidade dessa enzima, ajudando a manter níveis de colesterol HDL saudáveis. Os efeitos antioxidantes do extrato de Pomella podem reduzir a peroxidação de lipídios no plasma e em lipoproteínas isoladas. (HDL e LDL). Atividade anticarcinogênica. O extrato de Pomella proporciona efeitos inibitórios sobre a proliferação das células cancerígenas, podendo prevenir a ocorrência de câncer de próstata bem como retardar o crescimento de células cancerígenas induzindo apoptose nas células tumorais através da modulação de proteínas que regulam o mecanismo da apoptose.

Indicações
O extrato de Pomegranate é indicado como antioxidante, auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, coadjuvante no tratamento de neoplasias e como auxiliar clareador da pele.

Contra Indicações
Pacientes sensíveis e às substâncias contidas no produto.
Pacientes na gravidez e lactação.

Reações adversas
Testes preliminares de toxicidade, realizado em roedores têm demonstrado que a romã apresenta baixa toxicidade em altas concentrações, 600mg /kg peso corporal.

Posologia
Testes preliminares de toxicidade, realizado em roedores têm demonstrado que a romã apresenta baixa toxicidade em altas concentrações, 600mg /kg peso corporal.

Introdução
A romãzeira, Punica Granatum L, é um arbusto lenhoso, ramificado, da família Punicaceae, nativa da região que abrange desde o Irã até o Himalaia, a noroeste da Índia. Tem sido cultivada há muito tempo por toda a região Mediterrânea da Ásia, América, África e Europa. Apresentam folhas pequenas, rijas, brilhantes e membranáceas, flores vermelho-alaranjadas dispostas nas extremidades dos ramos, originando frutos esféricos, com muitas sementes em camadas onde se acham envolvidas em arilo polposo.

Nome Popular
Milgrada, Milgreira, Miligrã, Romeira, Romeira-da-granada, Romanzeira, Pomegranate, Grenadier e Chiendent (francês), Granado, Mangrano e granado (espanhol), Melograno (italiano), Zakuro (japonês), Witch grass (inglês).

Nenhum comentário:

Postar um comentário