sexta-feira

FEVERFEW (Tanacetum parthenium) - Dores de Cabeça e Enxaqueca

Feverfew é um membro da família Daisy. Vêm sendo usado na medicina tradicional desde os primeiro século para condições antiinflamatórias e para prevenir a ocorrência de dores de cabeça ocasionadas pela enxaqueca. Tradicionalmente consumida em forma de extrato padronizado ou chá das folhas secas, o Feverfew possui um ingrediente ativo denominado partenolídeo (parthenolide). As folhas secas de Feverfew contêm componentes conhecidos por sesquiterpenes lactonas; partenolídeo é o principal (85%) e considerado o constituinte ativo primário.

INDICAÇÕES
- Prevenção de dores de cabeça;
- Reduz a severidade de episódios de enxaqueca;
- Possui atividade antiinflamatória, podendo ajudar em casos de artrite.

MECANISMO DE AÇÃO
Extratos de Feverfew inibem a agregação plaquetária e a reação causada pela liberação de plaquetas. Os componentes ativos sesquiterpenes lactonas e paternolídeo agem inibindo as plaquetas através da neutralização dos grupos de sulfidril ou dentro ou fora das células. A natureza precisa dos grupos de sulfidril que são susceptíveis ao Feverfew e são envolvidos na agregação plaquetária e a ação liberadora, não foi ainda definida.

ESTUDO
Estudos clínicos e laboratoriais têm mostrado um efeito das folhas de Feverfew e extratos em processos antiinflamatórios que incluem o metabolismo de araquidonato e funções plaquetárias. Extratos de Feverfew produzem uma liberação clara da inibição de histamina e produção de prostaglandinas, que podem explicar algumas atividades antiinflamatórias do produto. Partenolídeo e a substância relacionada sesquiterpenes podem interferir com a liberação da serotonina das plaquetas (o excesso de serotonina liberado das plaquetas vêm demonstrando ser uma causa primária de dores de cabeça), sugerindo um possível mecanismo pelo qual as funções de Feverfew inibem a contração celular dos músculos e previne as ocorrências de dores de cabeça. Com o consumo de 80mg de Feverfew por dia, ¼ experimentaram uma redução no número de ataques de  dores de cabeça e uma clara redução da ocorrência de náusea e vômito que comumente acompanham os ataques de enxaqueca. Outro estudo, em que voluntários consumiram 100mg de folhas secas (extrato padronizado contém 0.2mg de partenolídeo), a intensidade da enxaqueca foi reduzida seguindo 60 dias de tratamento com Feverfew.

CONTRA INDICAÇÕES
Não é recomendado o uso de Feverfew durante a gravidez ou amamentação. Não é indicado para o uso em crianças abaixo de 2 anos. Pessoas sensíveis a outras plantas da mesma família, como Ragweed e Camomila, devem evitar o uso de Feverfew. O uso a longo prazo pode estar associado a efeitos anticoagulantes; Feverfew não deve ser usado em conjunto a outros agentes anticoagulantes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário