segunda-feira

Fucoxantin - emagrecedor, hipotireoidismo, colesterol, arteriosclerose

Fucoxantin - Laminaria japonica
Suporta o metabolismo e descompõe a gordura em tecido adiposo, incluindo a gordura do ventre.O primeiro ingrediente derivado de algas marinhas com efeitos termogênicos clinicamente provados. Não estimula o sistema nervoso central e não vai causar nervosismo ou falta de sono.

Introdução:
Alga parda de grande tamanho podendo atingir 2,5 m. É a alga mais consumida em todo o mundo. A sua recolha é realizada em Maio. Apresenta altos teores de cálcio, magnésio e iodo e possui um grande teor de ácido algínico, responsável pela prevenção da contaminação do organismo por poluição ambiental. Muitas algas apresentam um conteúdo rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, polissacarídeos e são amplamente utilizadas na alimentação, principalmente por povos orientais, há cerca de 10.000 anos.

Fucoxantin:
Fucoxantin é um pigmento marrom carotenóide, que é encontrado nas algas marinhas marrons e promove a perda abdominal de peso e combate o diabete. Fucoxantin é um poderoso suplemento nutricional que ajuda a emagrecer naturalmente, regulando o metabolismo, agindo nas funções intestinais e diuréticas, depurando o sangue e desintoxicando o organismo devido a ação simultânea dos Sais Minerais, Vitaminas, Aminoácidos essenciais e oligoelementos. Muito rico em iodo.

Finalidade terapêutica:
As Laminarias são empregadas como coadjuvante no tratamento do hipotiroidismo, sobrepeso, hipercolesterolemia, arteriosclerose, como uma fonte de iodo. Externamente para hemorragias dentais e ulcerações dérmicas dentre outras aplicações.

As Laminarias apresentam ação remineralizante, vitamínica, estimulante do metabolismo geral ativar a tireóide e hipolipemiante. A algina apresenta grande sensação de saciedade gástrica e pela sua capacidade de revestimento das mucosas, apresenta atividade antiulcerosa. O alginato de cálcio é um hemostático de ação rápida, sendo portanto, empregado nos casos de hemorragias dentais. Na indústria farmacêutica o ácido algínico e seus sais são utilizados na fabricação de comprimidos (desintegração), de cremes e pomadas (como estabilizante de emulsões). Na indústria cosmética são aproveitadas as propriedades emulsionantes e a capacidade de retenção hídrica de suas moléculas.

Mecanismo de ação:
A termogênese é um processo pelo qual o corpo aumenta a taxa metabólica, requerendo a utilização da energia armazenada. Fucoxantin suporta o metabolismo ou a decomposição da gordura no tecido adiposo, incluindo a gordura na barriga e sem estimular o sistema nervoso central.

A fucoxantina e seu efeito emagrecedor:
A fucoxantina consegue provocar a perda de peso reduzindo a acumulação de gordura no organismo. Esta é a principal conclusão de um estudo realizado num modelo experimental por pesquisadores da Universidade de Hokkaido (Japão) apresentado em São Francisco no marco do 232º Congresso Nacional da Sociedade Química Americana. Este componente da alga marrom conseguiu uma redução de peso de 5 a 10% nos animais que participaram na investigação. Os autores consideram que a substância poderia converter-se num extrato natural ou fazer parte de medicamentos para lutar contra a obesidade. A fucoxantina é o pigmento que dá às algas marrons sua cor característica, bem como o elemento que favorece o processo de fotossíntese. Encontra-se em altas concentrações em vários tipos de algas marinhas marrons. O pesquisador doutor Kazuo Miyashita assinala que, segundo seu trabalho, realizado em 200 animais, o componente trabalha estimulando a geração de uma proteína, a UCP1, que estimula a oxidação e a conversão de gordura em energia. Esta proteína se acha localizada no tecido gorduroso que rodeia os órgãos internos, sendo que o composto poderia ser particularmente efetivo à hora de lutar contra os depósitos de gordura no abdômen, indica o pesquisador, que destaca que é a primeira vez que se demonstra que um composto natural reduz a gordura atuando na UCP1. Por outro lado, o fucoxantin parece estimular ao fígado a produzir um composto denominado DHA, um tipo de ácido gorduroso Omega-3 que reduz o LDLc, que a sua vez contribui à obesidade e a doença cardiovascular.

Indicações:
- Emagrecedor
- Antioxidante
- Desintoxicante
- Depuração do sangue
- Suplemento nutricional
- Regulador do metabolismo
- Redução de colesterol
- Melhora a função intestinal
- Ação diurética
- Fortalece o sistema imunológico
- Manutenção e regulação da secreção do hormônio tiroxina na tireóide
- Ajuda no crescimento de unhas e cabelos, deixando-os mais fortes

Dosagem:
Tomar por via oral, cápsulas de 100 a 250 mg, 2 vezes ao dia. Preferencialmente antes das refeições.

Contra-indicações:
Deve-se administrar durante curtos períodos de tempo devido a um possível aparecimento de sintomas tóxicos, devido a acumulação de iodo. É contra-indicado o uso no hipertiroidismo, tratamentos com cardiotônicos, hipertensão arterial e desidratação. Gestantes e lactantes não devem tomar este insumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário