domingo

Policosanol - anti colesterol - eficácia similar à das statinas

Descrição
Policosanol é uma mistura de álcoois alifáticos primários superiores (álcoois graxos), derivados de ceras vegetais, tais como cera de cana de açúcar, que também é encontrada em cera de abelha e óleo de gérmen de trigo (óleo de gérmen de trigo). O componente principal é octacosanol. Policosanol parece ter propriedades para baixar o colesterol e tem sido usado no tratamento de hypercholesterolaemias"


Mecanismo de Ação
Os três maiores fatores de risco para o desenvolvimento de doenças ateroscleróticas são a hipercolesterolemia, hipertensão e o cigarro. Os dois primeiros são doenças silenciosas, cuja seriedade somente torna-se evidente quando as seqüelas manifestam-se como eventos coronarianos, AVC, doença vascular oclusiva periférica ou doença renal de último estágio. O fato da hipercolesterolemia e hipertensão freqüentemente ocorrerem no mesmo indivíduo torna o tratamento destes pacientes o foco de interesse clínico. A escolha terapêutica para tratar essas desordens consiste na modificação dos hábitos de vida do acometido, que inclui a suspensão do consumo de cigarro e álcool e o incremento na atividade física. Contudo, na prática, estas medidas não são suficientes para controlar os níveis lipídicos ou a pressão sangüínea, e uma intervenção farmacológica freqüentemente é requerida. Embora a segurança e eficácia de drogas antihipertensivas e hipocolesterolêmicas estejam disponíveis, a maioria delas provoca efeitos colaterais. Incrementos nos níveis de transaminase e creatina fosfatase, distúrbios gastrointestinais e dor de
cabeça estão entre os efeitos colaterais que têm sido associados ao uso de drogas anti-hiperlipidêmicas. Já as drogas anti-hipertensivas normalmente produzem hipovolemia, hipotensão postural, deficiência na tolerância à glicose, incrementos nos níveis séricos de creatina e ácido úrico, sonolência, depressão, impotência e tosse. Em particular, certas drogas anti-hipertensivas (como os beta-bloqueadores e diuréticos)
ainda podem induzir dislipoproteinemia, interferindo, desta forma, no controle dos riscos coronarianos em geral. Visto que ambas as doenças requerem tratamento prolongado, é importante associar medicações anti-hipertensivas e anti-hipercolesterolêmicas de modo que eles não afetem adversamente seus respectivos perfis de eficácia nem reforcem seus efeitos adversos potenciais.

Policosanol - Eficácia Similar ao das Statinas com Menos Efeitos Colaterais
Policosanol é uma mistura de álcoois primários superiores obtidos da cera do arroz integral (quadro 1). Dentre os componentes ativos encontrados nesse produto natural, octacosanol é considerado o mais potente.

Concentração usual e Indicações
Policosanol pode ser administrado nas concentrações entre 15 a 20mg uma a duas vezes ao dia, preferencialmente após o jantar. A dose de 20mg/dia é considerada a mais eficaz. Não será necessário fazer conversão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário