sábado

Isoflavin Beta - terapia de reposição hormonal natural e segura

Consiste em um conjunto de substâncias naturais retiradas do soja, chamadas isoflavonas. Sua atividade é semelhante aos hormônios femininos, dentre os quais o genisteíne e o daidzeíne são considerados vitais para a saúde da mulher. É indicado para pacientes pós menopausa para tratamento sintomático e prevenção de complicações da menopausa como doença cardíaca e osteoporose.

A terapia de reposição hormonal já está bem estabelecida para o alívio dos sintomas do climatério em mulheres pós menopausadas, assim como para a prevenção da osteoporose e doenças cardíacas. A terapia de reposiação estrogênica após a menoupausa melhora a saúde e a qualidade da vida da mulher. No entanto, a exposição prolongada a estrógenos estimula o crescimento do endométrio, aumentando o risco de hiperplasia endometrial e neoplasia. Progestágenos associados aos estrogênios diminuem este risco, porém causam severas reações adversas em algumas pacientes. A identificação de um agente alternativo que possui os efeitos benéficos dos estrogênios, porém baixo risco de causar câncer e reações adversas seria de um considerável valor.

Isoflavin Beta é rico em isoflavonas, as quais possuem atividade estrogênica e antiestrogênica dependendo do tecido-alvo. Estudos clínicos demonstraram  que uma dieta suplementada com  isoflavonas é benéfica em diminuir os sintomas da menopausa, tais como os calorões. 

Os calorões ocorrem quando os níveis de estrógenos estão baixos. Um possível mecanismo de ação para explicar os efeitos das isoflavonas no alívio dos sintomas da menopausa seria através da sua ação nos receptores estrogênicos, os quais são capazes de se ligarem em muitos compostos de estruturas diversas, tais como estrógenos naturais e isoflavonas. Outra explicação seria que as isoflavonas agem através de seus efeitos antioxidantes. A genisteína é um inibidor da proteína tirosina quinase, a qual apresenta atividade sobre o endotélio vascular, levando à inibição da adesividade, agregação plaquetária e formação de óxido nítrico por citocinas.

A utilização de isoflavonas previne contra o câncer de mama, osteoporose e doenças cardiovasculares, além de tratar e prevenir os sintomas da menoupausa.

Um comentário: